Copyright © Todos os Direitos Reservados


Sobre a Girafinha Bibi e a Borboletinha
A história da Girafinha Bibi e a Borboletinha é bela! Teve inicio lá em 2014, quando o seu idealizador o Sr. Israel Foguel foi diagnosticado com Linfoma Não-Hodgkin de grandes células B.
Quando já havia enfrentado momentos difíceis, com a descoberta do seu diagnóstico, ele estava no corredor de coleta de exames no hospital Amaral Carvalho em Jaú, ele viu uma cena que o marcou profundamente:
Uma garotinha adorável, com cabelos encaracolados e vestida da rosa, que estava no colo de um homem idoso, e pensou consigo mesmo:
"Por que trazer uma criança tão pequena para um lugar como este?"
A Surpresa veio lego depois. A garotinha, ao chegar à porta da sala de exames, começou a chorar. Ao entrar, o choro se intensificou, e foi então que ele percebeu que aquela garotinha era a paciente, e não o senhor que a acompanhava.
A Cada grito e a cada choro daquela criança, ele se colocou a pensar em seus netos, filhos, amigos e em tantas outras crianças que, ainda tão pequenas, mal tiveram tempo de viver seus primeiros anos. Após dez minutos de tentativas das enfermeiras em coletar o sangue da garotinha, o silêncio tomou conta do ambiente. Ele viu uma cena que jamais esqueceria:
A garotinha, ainda no colo do seu pai, com seus cabelos encaracolados e vestida de rosa, usava uma máscara cirúrgica no rosto. Ele acompanhou aquela imagem até a garotinha e seu pai desaparecerem no final do corredor.
Ele ficou com aquela imagem da Sofia em sua mente o dia todo. Toda criança que via o fazia lembrar dela, e foi então que surgiu a ideia de escrever algo para ela. Israel Foguel é escritor, mas sempre escreveu para o público adulto. Esta, no entanto, seria uma história diferente, voltada para a inocência e a amizade.
Após compartilhar a ideia com sua esposa Vera, que o incentivou fortemente, as ideias começaram a surgir.
Foi aí que surgiu uma personagem: A Girafinha. Mas como chamá-la?
Após muitas conversar a procura de um nome fácil, doce e encantador, e também muitas consultas aos seus netos, o nome "Bibi" surgiu.
Em seguida o mesmo falou com seu filho William, que é especialista em computação, que se dispôs a ajudar com as ilustrações. Sua esposa, que é especialista e trabalha com EVA, também se envolveu no projeto, e criou todos os personagens da história.
Com o apoio da sua filha Priscilla, sua nora Juliana e seu amigo Rubens Zerbetto, conseguiram finalizar o projeto, pois o primeiro livro contou com a criação dos personagens em EVA, e com as fotos de cada personagem para ser criado e com a ajuda da extinta Editora Stillo, foram realizadas as impressões e registro do ISBN.
O primeiro livro, intitulado "A Girafinha Bibi e a Borboletinha", ficou pronto no final de outubro de 2014, ou seja, a realização do primeiro ato estava concluída, agora era planejar o lançamento.
_edited.png)
Como toda a concepção da ideia do livro fora tida no hospital do câncer em Jaú, a melhor decisão era fazer o lançamento em Jaú, pois foi onde tudo começou.
Após entrar em contato com a direção do hospital Amaral Carvalho, os mesmos orientaram a procurar a Casa Ronald em Jaú, pois este hospital é o que acolhe crianças em tratamento de câncer. E assim foi feito e o evento de lançamento foi marcado e agendado para o dia 11 de novembro de 2014, depois da 11ª radioterapia do Sr. Israel.
Na tarde do dia pré-marcado, Israel e sua esposa Vera chegaram à Casa Ronald em Jaú, onde iriam fazer a apresentação de fantoches dos personagens e distribuir os livros para toda as crianças. Quando chegaram, foram recebidos pela coordenadora Lúcia e levados à brinquedoteca, onde estavam as crianças da faixa etária do livro.
Foi então que, ao olhar para a porta, viram Sofia, acompanhada de seus pais. Seus corações dispararam. Ficaram emocionados ao vê-la novamente, e logo, o pai de Sofia que estava assistindo a apresentação foi chamado e saiu apressado. Quando voltou, ele estava radiante de felicidade, e foi quando Ele disse:
“Os médicos me chamaram e anunciaram que a leucemia da Sofia está praticamente curada!”
Todos choraram juntos: Israel, sua esposa, os pais de Sofia, as enfermeiras, todos. Foi uma emoção indescritível. Sofia, aos dois anos, estava no final do tratamento e não precisaria de um transplante de medula.
Israel disse:
"Aquele foi, sem dúvida, um dos momentos mais felizes da minha vida. Vi crianças lutando pela vida com uma força e coragem que muitos adultos, com toda a saúde, não conseguem ter. Essas crianças, com a ajuda de seus pais e dos profissionais da Casa Ronald, se agarram à vida com todo o amor que possuem, com a fé em Deus.
Dos mais de duzentos livros que escrevi, "A Girafinha Bibi e a Borboletinha" pode não ser um best-seller, mas é, sem dúvida, o que possui o maior valor afetivo e o significado mais profundo para mim. Ele estará eternamente guardado no meu coração, como uma lembrança de um momento de luta e esperança."
Este é o breve relato de como a ideia se tornou uma realidade.
E em 2025, seu filho William e sua nora Juliana decidiram contar ao mundo as aventuras da Girafinha Bibi e sua amiga a Borboletinha, e em 13 de Fevereiro de 2025, deram inicio ao Projeto "Girafinha Bibi" em seu canal no YouTube, no Instagram, no Facebook e no SpotFy, para levarem alegria e felicidade à todas as crianças do mundo!
O Projeto Girafinha Bibi é muito mais que somente vídeos animados para o YouTube, é o início de algo grandioso, que com a ajuda de todos vocês e principalmente de Deus, levará ajuda a crianças em diversas situações de saúde, e um dia, teremos um Hospital infantil com o nome da Girafinha Bibi.
Então se escreva no canal, compartilhe para seus amigos, pois com sua ajuda, somos mais fortes e poderemos alcançar e levar ALEGRIA e FELICIDADE às crianças de todo o MUNDO.
Abraços
Equipe Girafinha Bibi

Linha do tempo
Maio 2014
Novembro 2014
Fevereiro 2025
Descoberta de um câncer, um Linfoma Não-Hodgkin de grandes células B pelo idealizador e Escritor Israel Foguel. Atendimento realizado no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, quando para sua surpresa avistou e conheceu SOFIA e teve a ideia de escrever um livro Infantil A Girafinha Bibi e a Borboletinha.
Uma tarde especial na Casa Ronald em Jaú, onde foi a apresentação do teatro de fantoches, lançamento e distribuir do livro A Girafinha Bibi e a Borboletinha, para as crianças da faixa etária do livro e recebido a Maravilhosa notícia da Cura de SOFIA.
William e Juliana decidiram contar ao mundo as aventuras da Girafinha Bibi e sua amiga a Borboletinha e deram inicio ao Projeto "Girafinha Bibi" em seu canal no YouTube, no Instagram, no Facebook e no SpotFy, para levarem ALEGRIA e FELICIDADE à todas as crianças do MUNDO!





